Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paula Hentschel Lobo da Costa

Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2000). Realizou doutorado sandwich na Deutsche Sporthochschule Köln, Alemanha, junto ao Instituto de Biomecânica e o Pós-Doutorado no Departamento de Biologia da Universidade da Antuérpia (Bélgica). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Biodinâmica do Movimento Humano, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Biomecânica do Movimento Humano, locomoção e equilíbrio infantil, Yoga e Natação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9083349298690934 (02/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Rod. Washington Luiz KM 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518774 Ramal: 8774 Fax: (16) 33518294 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2019-Atual. Efeitos da estabilidade lombopelvica sobre estrategias de controle postural
      Descrição: A instabilidade segmentar ocorre quando há diminuição na capacidade do sistema estabilizador da coluna vertebral em manter a zona neutra dentro de limites fisiológicos. Alterações na biomecânica do sistema musculoesquelético e nas estratégias de controle do equilíbrio intersegmentar influenciam de forma abrangente a estabilidade lombopélvica dos indivíduos. Possivelmente, a estabilidade lombopélvica contribui para a redução dos efeito das perturbações locais sobre o controle postural estático, porém se esta maior estabilidade local afeta os mecanismos de controle postural ainda precisa ver investigado. Assim, os objetivos deste projeto são investigar se indivíduos que possuem alta estabilidade lombopélvica apresentam mais estabilidade postural estática. Métodos: Quarenta participantes voluntários adultos jovens ativos do sexo feminino serão classificados em dois grupos quanto ao grau de estabilidade lombopélvica avaliada de acordo com McGill (1999): Grupo Estável (GE) e Grupo Instável (GI). O grau de controle postural será avaliado através do comportamento do centro de pressão resultante (CoP) medido por uma plataforma de força. Diferentes condições visuais, de superfície de apoio e de demanda cognitiva serão impostas experimentalmente. Espera-se identificar se indivíduos com estabilidade lombopélvca também apresentam controle postural mais estável. Os resultados deste estudo colaborarão para uma abordagem terapêutica focada na funcionalidade dos músculos centrais em benefício das estratégias de controle postural e possível prevenção de quedas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Luis Mochizuki - Integrante / Audrea Regina Ferro Lara - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    2. 2018-Atual. Equilibrio Dinamico Infantil: Reprodutibilidade e dados normativos para teste TIMED UP AND GO
      Descrição: Esta proposta objetiva validar a aplicação do teste “Timed Up and Go” e de medidas de posturografia estática para crianças brasileiras entre os 3 e 5 anos de idade com desenvolvimento típico e com hipofunção vestibular. Trata-se de um estudo observacional, transversal. Participarão voluntariamente do estudo 30 crianças com desenvolvimento típico e 30 crianças com diagnóstico clínico de hipofunção vestibular. O equilíbrio dinâmico será avaliado pelo teste “Timed Up and Go” (TUG) e o equilíbrio estático pela posturografia estática com plataforma de força a partir de um protocolo de integração sensorial. O tempo em segundos será usado como medida do TUG e variáveis lineares do comportamento do centro de pressão serão calculadas para quantificar o grau de oscilação postural estática presente nas condições experimentais testadas. Os resultados fornecerão instrumentos válidos para a avaliação dos efeitos de transtornos vestibulares sobre o equilíbrio estático e dinâmico em crianças na primeira infância, em especial em casos de suspeita de hipofunção vestibular que podem estar associadas às consequências da cirurgia de implante coclear.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Paulo Roberto Costa Quirino - Integrante / Julia Souza Milanez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    3. 2018-Atual. Controle postural em bailarinos profissionais em condicoes de privacao sensorial e dupla tarefa.
      Descrição: Os objetivos deste projeto são investigar os mecanismos de controle postural estático em bailarinos#10;profissionais e jovens fisicamente ativos não bailarinos em diferentes condições de#10;privação sensorial, como visão, informação somatossensorial e tarefa cognitiva concomitante. As condições experimentais testadas serão: #10;1- de olhos fechados,#10;2- de olhos abertos com foco em alvo fixo, #10;3- de olhos abertos e com o uso do#10;espelho#10;Estas, por sua vez, serão ainda testadas em duas condições de apoio:#10;1- sobre apoio rígido,#10;2- com apoio sobre uma superfície macia. #10;#10;Os resultados permitirão compreender como o treino de bailarinos profissionais afetam a capacidade de utilização da informação sensorial para a estabilidade das poses de equilíbrio e se o uso do espelho representa uma condição de tarefa dupla, dificultando a estabilidade postural estática. #10; o equilíbrio de bailarinos. #10;Além disso, os conhecimentos produzidos neste estudo poderão fornecer subsídios para o ensino e a prática do ballet clássico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Luis Mochizuki - Integrante / Isabella Oliveira Freguglia - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    4. 2018-Atual. EFEITOS DA PRATICA DO YOGA NA SAUDE DE ESCOLARES COM FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: estudo controlado randomizado
      Descrição: O rendimento escolar e a Saúde de crianças e jovens vêm mostrando acentuado declínio, provocado por múltiplas causas. Posturas inadequadas, uso abusivo de telefones celulares e similares, sedentarismo, terapias medicamentosas para distúrbios de comportamento, além de situações de tensão vivenciadas cotidianamente pelas famílias em situação de fragilidade sócio-econômica. A prática do Yoga nesse contexto pode contribuir para a saúde e o desempenho acadêmico não só de adultos, mas também de crianças e jovens. Porém, ainda não há evidências sobre qual é a quantidade de prática mínima que já resulte nos benefícios desejados da prática do Yoga em escolares e qual linha (método) de Yoga seria o mais adequado para se ensinar crianças. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar qual a frequência mínima de prática do Yoga e qual o método mais adequado que resultará em efeitos na Saúde e no rendimento escolar de crianças e jovens brasileiros típicos, estudantes de escolas públicas localizadas em bairro periférico na cidade de São Paulo. Participarão voluntariamente 120 crianças e jovens entre 7 e 11 anos, distribuídos em 3 grupos: G1 – realiza Yoga 1 vez por semana; G2 – realiza Yoga 2 vezes por semana. G3 – não realiza Yoga. Todos manterão suas atividades diárias e escolares normalmente, assim como aulas de Educação Física Escolar e a prática do Yoga ocorrerá dentro da escola, em contraturno. O período de intervenção será de 12 semanas. Serão avaliados aspectos cognitivos (rendimento acadêmico), psicológicos (desatenção, hiperatividade/impulsividade) através de questionários já validados para estes fins, pré-pós intervenção e após dois meses de encerrado o período de intervenção (Follow-up).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Luis Mochizuki - Integrante / Érica Maria Corrêa - Integrante / Ludmilla Guedes Veigas - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    5. 2016-Atual. Efeitos da pratica regular de atividade fisica/Esportes no bem Estar e na Saude
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva identificar os efeitos da prática regular de atividade física e /ou Esportes nos aspectos cognitivos (rendimento acadêmico, concentração e memória), psicológicos (ansiedade, irritabilidade, distúrbios de atenção e hiperatividade) e motores (nivel de desenvolvimento motor e aptidão física) em indivíduos de diferentes faixas etárias, saudáveis ou não.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Maria do Perpétuo Socorro Avelar Guimarães - Integrante / Lidiana Moraes Brasil - Integrante / Érica Maria Corrêa - Integrante / Ludmilla Guedes Veigas - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    6. 2013-Atual. Neuromecanica do equilibrio e da marcha
      Descrição: A abordagem da Neuromecânica oferece um referencial importante para o estudo do sistema motor humano. Neste contexto, o desenvolvimento motor (nível de desenvolvimento motor e aptidão física) pode influenciar o desempenho no controle postural estático, assim como na estabilidade dinâmica na marcha e na postura. Assim, o objetivo deste projeto é investigar parâmetros que melhor caracterizem os diferentes grupos de indivíduos (desde crianças até idosos) e os mecanismos neuromusculoesqueléticos e de integração sensorial que regulam o controle destas ações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Luis Mochizuki - Integrante / MArcus Fraga Vieira - Integrante / Fernanda Grazielle de Azevedo Nora - Integrante / Peter Aerts - Integrante / Ann Hallemans - Integrante / Evi Verbecque - Integrante / Érica Maria Corrêa - Integrante / Isabella Oliveira Freguglia - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    7. 2011-2013. Efeitos da Pratica do Yoga no Controle Postural e no Bem Estar de Trabalhadores
      Descrição: A prática regular do Yoga vem sendo considerada na área da saúde como importante alternativa terapêutica, complementando tratamentos convencionais contra diversos males. Este projeto pretende investigar se trabalhadores poderiam beneficiar-se dessa prática e se tais benefícios repercutir-se-iam no ambiente de trabalho e na atividade laboral. Os benefícios orgânicos da prática do Yoga serão avaliados através do questionário quot;Musculoesquelético Nórdicoquot; e da medida do grau de controle postural. Esta será calculada a partir dos deslocamentos bidimensionais do centro de pressão sobre o apoio dos pés, quantificados por uma plataforma de força. Quanto aos aspectos psicossociais e de nível de comprometimento com o trabalho, será utilizado o quot;Questionário do Bem Estar e Trabalho (UWES 17-Itens)”. Os participantes serão trabalhadores de uma mesma empresa, submetidos ao mesmo tipo de exigência em seu ambiente de trabalho. Serão recrutados 30 voluntários que serão sorteados para compor dois grupos de 15 indivíduos, um grupo experimental, que realizará aulas de Yoga dentro da empresa por um período de dois meses, duas vezes por semana e um grupo controle. O grupo controle constituirá uma lista de espera que fará as aulas de Yoga após o término da intervenção no grupo experimental. Espera-se que haja no grupo experimental benefícios orgânicos e psicossociais que contribuam para a saúde geral dos trabalhadores e para um aumento no bem estar destes no ambiente de trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Kleber Luis Silva dos Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    8. 2010-2017. Estudo de metodos computacionais para o processamento e estudo do comportamento do centro de pressao em atividades estaticas e dinamicas atraves de dinamometria
      Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de ferramentas matemáticas para processamento e análise do comportamento do centro de pressão (COP) durante a postura em pé, a inicialização e terminalização do passo através do uso de plataformas de força. O cálculo do centro de pressão emprega técnicas conhecidas de processamento digital de sinais e será desenvolvido em linguagem Matlab. Os resultados pretendem padronizar a ferramenta de cálculo e processamento do sinal do COP, a fim de proporcionar a comparação entre resultados de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / MArcus Fraga Vieira - Integrante / Fernanda Grazielle de Azevedo Nora - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    9. 2010-2012. Estudo do desenvolvimento da marcha em criancas com Sindrome de Down
      Descrição: Objetiva acompanhar longitudinalmente o processo de aquisição da marcha em crianças com Síndrome de Down, a partir de descritores biomecânicos e avaliar o a contribuição do desenvolvimento da estrutura e função dos pés nesse processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Kelli Cristina de Castro - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    10. 2009-2012. Estudo Biomecanico do Ballet Classico
      Descrição: Trata-se de um estudo descritivo de técnicas dinâmicas (saltitos e saltos) e estáticas (poses de equilíbrio) do ballet clássico a partir de variáveis da cinética como forças de reação do solo e pressões plantares. O objetivo é identificar o padrão de distribuição de cargas nos pés de bailarinas que usam sapatilhas de ponta e de meia ponta, além de quantificar as forças externas às quais o corpo está submetido, tanto nas poses de equilíbrio, quanto nos saltitos e saltos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / MArcus Fraga Vieira - Integrante / Érica Engrácia Valenti - Integrante / Dieter Rosenbaum - Integrante / Kerstin Bosch - Integrante / Fernanda G. A. S. Nora - Integrante / Michel Ferrari - Integrante. Financiador(es): Deutsche Forschungsgemeinschaft - Cooperação.Número de orientações: 1
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    11. 2008-2015. Estudo comparativo da inicializacao e finalizacao da marcha: do bebe ao adulto.
      Descrição: O objetivo desse estudo foi avaliar a transição da postura em pé para o andar e do andar cíclico à parada em crianças que já andem há diferentes períodos e compará-las a adultos. Para tanto, foram quantificadas as trajetórias do centro de pressão e pressões plantares através de procedimentos da dinamometria e ângulos articulares para os membros inferiores através da cinemetria com processamento de imagens 3D.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Fernanda Grazielle de Azevedo Nora - Integrante / Dieter Rosenbaum - Integrante / Kerstin Bosch - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    12. 2008-2011. Estudo biomecanico da variabilidade da marcha na fase de aquisicao do andar independente
      Descrição: O objetivo do presente estudo é avaliar o grau de variabilidade das variáveis biomecânicas da marcha e suas mundaças durante a fase de aquisição do andar independente em bebês. A marcha de 10 bebês entre 10 e 15 meses será avaliada em intervalos de dois meses através de procedimentos da dinamometria e da cinemetria. Cálculos estatísticos serão usados para a quantificação das variabilidades nas variáveis selecionadas e as mudanças nessas variabilidades monitoradas aos longo das três avaliações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Giovana Levada - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    13. 2006-2008. Estudo da variabilidade das forcas de reacao do solo na marcha infantil
      Descrição: Estudo das características das forças de reação do solo durante os primeiros seis meses do andar independente. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Nadiesca Taisa Filippin - Integrante / Giovana Levada - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    14. 2006-2008. Estudo da negociacao de obstaculos durante a marcha de mulheres idosas
      Descrição: Dois grupos de senhoras idosas, um ativo e outro institucionalizado, realizaram a marcha em uma passarela plana e noutra situação com a presença de obstáculos de alturas de 10%, 20% e 30% do comprimento de seus membros inferiores. Foram registradas as forças de reação do solo e os ângulos articulares dos membros inferiores durante a marcha, tanto para o membro de abordagem, quanto para o de apoio para a condição com obstáculos. O objetivo do estudo foi verificar se os grupos de idosas diferiam quanto ao desempenho numa tarefa de marcha mais complexa como a realizada com obstáculos e se um melhor desempenho poderia ser atribuído ao efeito da prática regular da atividade física. #10;Dois grupos de senhoras idosas, um ativo e outro institucionalizado, realizarão a marcha em uma passarela plana sem obstáculos e noutra situação com a presença de obstáculos de alturas de 10%, 20% e 30% do comprimento dos membros inferiores das voluntárias. Serão registradas as forças de reação do solo com plataformas de força da marca BERTEC nas fases de apoio da marcha sem obstáculos e no apoio da perna de abordagem e de suporte para a condição com obstáculos. Além disso, será feito registro tridimensional do movimento através de um sistema do vídeo D-VIDEO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Lígia Yumi Mochida - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    15. 2006-2007. Estudo da variabilidade das forcas de reacao do solo na corrida: comparacao entre o padrao maduro e o infantil
      Descrição: As características das forças de reação do solo durante a corrida serão comparadas entre o padrão de corrida adulto e o infantil. Participarão voluntariamente 10 crianças entre 5 e 6 anos e 10 adultos fisicamente ativos do sexo masculino. Será utilizada uma plataforma de força da marca BERTEC para o registro das forças de reação do solo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Coordenador / Mário Lúcio de Amorim Filho - Integrante.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.
    16. 2004-2006. Estudo das pressoes plantares em criancas obesas submetidas a um programa para reducao do peso corporal
      Descrição: Estudo das pressões plantares estáticas e dinâmicas em crianças obesas submetidas a um programa de redução do peso corporal de duraçao de 3 meses. Participaram voluntariamente 10 crianças obesas ativas, 10 crianças obesas inativas (inscritas no programa, mas aguardando vaga) e 10 crianças eutróficas. Foi utilizado o sistema PEDAR de palmilhas eletrônicas para o resgistro das pressões plantares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Hentschel Lobo da Costa - Integrante / Isabel Camargo Neves Sacco - Integrante / Nadiesca Taisa Filippin - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Paula Hentschel Lobo da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (55)
      1. Congresso Brasileiro de Biomecânica. Visual feedback from a mirror does not improve balance control of ballet practitioners as revealed by spectral descriptors of center of pressure sways. 2019. (Congresso).
      2. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Equilíbrio Dinâmico Infantil: Reprodutibilidade teste-reteste para teste “TIMED UP AND GOquot; em crianças de 3 a 5 anos. 2019. (Congresso).
      3. Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica.ESTUDO PRELIMINAR DA INICIALIZAÇÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS TÍPICAS DE 1 A 5 ANOS QUE SE ENCONTRAM NA FASE DO ANDAR INDEPENDENTE. 2018. (Encontro).
      4. XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação da UFSCAR ao. 2018. (Congresso).
      5. I Simpósio de Biomecânica e Controle Motor. 2017. (Simpósio).
      6. XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Avaliador de resumos submetidos ao evento. 2017. (Congresso).
      7. XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o IX Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). Debatedor presencial de painel e coordenador da sessão da Conferência de Abertura. 2017. (Congresso).
      8. 2o Forum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde.Moderação da Mesa Redonda: Tecnologias de Reabilitação. 2016. (Simpósio).
      9. 2o Forum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúdepo.Laboratório de controle postural com plataforma de força. 2016. (Simpósio).
      10. VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Estudo do efeito do apoio sobre uma superfície de espuma no controle postural de bailarinas. 2016. (Congresso).
      11. XII Semana A Pós Graduação da EESC na Biblioteca.realização de mini-curso quot;Mendeleyquot;. 2016. (Simpósio).
      12. Comemorações dos 20 anos do curso de Educação Física da UFSCar.Painel de Memória. 2014. (Encontro).
      13. Movement Analysis Sommer School. 2013. (Outra).
      14. SMALLL: Society for Movement Analysis Laboratory in the Low Landdss. 2013. (Simpósio).
      15. Congresso de Ensino Universitário - EESC, USP.. 2012. (Congresso).
      16. Expert Scientific Meeting: Dynamic Load Distribution in Biomechanics.BALLANCING BAREFOOT IN SINGLE LEG BALLET POSES GENERATES LESS CENTER OF PRESSURE OSCILLATIONS. 2012. (Encontro).
      17. III Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas.Efeitos de um programa de Ioga na Saúde do trabalhador. 2012. (Simpósio).
      18. Treinamento do sistema quot;Qualisys Motion Capture Systemquot;. 2012. (Oficina).
      19. VI Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar: formação de estudantes autônomos no Ensino de Graduação. 2012. (Seminário).
      20. I Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Congresso).
      21. V Seminário de Ensino de Graduação. 2011. (Seminário).
      22. V Workshop de grupos de Pesquisa da UFScar.Biomecânica do Movimento Humano. 2011. (Oficina).
      23. XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica. Contribuição da Fisioterapia para a PEsquisa em Biomecânica no CBB: uma revisão sistemática. 2011. (Congresso).
      24. Congresso Mackenzie de Educação Física e Esporte. Atividades Aquáticas. 2010. (Congresso).
      25. V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Estudo COmparativo da Inicialização da marcha: do bebê ao adulto. 2010. (Congresso).
      26. III Congresso de Ciência do Desporto, II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. 2009. (Simpósio).
      27. V Semana quot;A Pós-Graduação de EESC na Bibliotecaquot;. 2009. (Simpósio).
      28. XIII COngresso Brasileiro de Biomecânica. Comportamento angular da articulação do tornozelo durante a marcha de indivíduos com doença de Parkinson. 2009. (Congresso).
      29. I Seninário de Inovações Pedagógicas. 2008. (Seminário).
      30. Seminário de Controle Motor. 2008. (Seminário).
      31. 7a. Jornada Científica da UFSCar. Estudo da variabilidade das forças de reação do solo na corrida: comparação entre o padrão adulto e o infantil. 2007. (Congresso).
      32. 7a. Jornada Científica da UFSCar. Grupo de Estudos: Biomecânica do Movimento Humano. 2007. (Congresso).
      33. III Semana quot; A Pós-Graduação da EESC na Bibliotecaquot;. 2007. (Outra).
      34. II Simpósio sobre Ensino de Graduação em Educação Física.Fundamentos de Biomecânica: uma experiência de ensino na licenciatura em Educação Física. 2007. (Simpósio).
      35. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2007. (Seminário).
      36. Progress in Motor Control VI. Gait laboratory testing: repeatability of dynamometric measurements. 2007. (Congresso).
      37. VIII Semana Tamática de Educação Física e Esporte da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Uma Abordagem Biomecânica para a Teoria e a Prática das Habilidades Aquáticas. 2007. (Outra).
      38. XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Biomecânica Clínica, de Reabilitação e do Esporte. 2007. (Congresso).
      39. XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. RELAÇÃO ENTRE IMPRESSÕES PLANTARES E CARACTERÍSTICAS. 2007. (Congresso).
      40. XII Congresso Brasiliero de Biomecânica. Forum quot;Ensino de Biomecânica em Debatequot;. 2007. (Congresso).
      41. A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca - USP São Carlos. 2006. (Simpósio).
      42. I Escola de Inverno de Biomecânica: Curso de Mecânica Clássica. 2006. (Outra).
      43. III COngresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2006. (Congresso).
      44. XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. 2006. (Congresso).
      45. XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Estudo sobre aplicação da Escala de Borg em programas de atividades física aquáticas. 2005. (Congresso).
      46. X Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise de Fatores Dinâmicos Selecionados do Andar e Correr em Crianças. 2003. (Congresso).
      47. IX Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise de padrões de momentos articulares no andar e correr infantis. 2001. (Congresso).
      48. XVIII Congress of the International Society of Biomechanics. Net joint moments of walking and running patterns of children. 2001. (Congresso).
      49. XVIII International Symposium on Biomechanics in Sports.Biomechanical approach to ballet movements: a preliminary study. 2000. (Simpósio).
      50. VIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Momentos articulares resultantes no padrão do correr em crianças. 1999. (Congresso).
      51. XVI International Symposium on Biomechanics in Sports. 1998. (Simpósio).
      52. VII Congresso Brasiliero de BIomecânica. Análise da força de reação do solo e da atividade muscular em crianças durante o andar no plano e o subir e descer escadas. 1997. (Congresso).
      53. Bernstein's Traditions in Motor Control. 1996. (Congresso).
      54. VI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Estudo comparativo de Três Forma de Locomoção em Crianças: Andar no Plano, Subindo e Descendo Escadas. 1995. (Congresso).
      55. XV Congress of the International Society of Biomechanics. Ground Reaction Force Factors and Electromyographic Patterns during Level and Stair Walking in Children. 1995. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. QUIRINO, P. R. C. ; MILANEZ, J. S. ; LOBO DA COSTA, P. H.. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2019. Congresso
      2. LOBO DA COSTA, PAULA HENTSCHEL. XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento tecnológico e à Inovação da UFSCar. 2018. (Congresso).. . 0.
      3. LOBO DA COSTA, Paula H.; FERNANDES, J. B.. XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o IX Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI). 2017. Congresso
      4. LUPETTI, K. O. ; LOBO DA COSTA, Paula H.. XI JORNADA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL DA UFSCAR Conhecimento Interdisciplinar: olhando para o futuro. 2017. Outro
      5. LOBO DA COSTA, Paula H.; NOVO JUNIOR, J. M.. II Forum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. 2016. Outro
      6. LOBO DA COSTA, P. H.. I Semana da Educação Física e I Encontro PIBID Educação Física UFSCar. 2014. (Outro).. . 0.
      7. LOBO DA COSTA, P. H.. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer e V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, promovido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar. 2012. (Congresso).. . 0.
      8. LOBO DA COSTA, P. H.. XXIV Congresso da Sociedade Internacional de Biomecânica. 2012. (Congresso).. . 0.
      9. LOBO DA COSTA, P. H.. Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).. . 0.
      10. TEIXEIRA, L. A. ; LOBO DA COSTA, P. H.. I Seminário de Técnicas de Pesquisa em Desenvolvimento e Comportamento Motor. 2010. Outro
      11. LOBO DA COSTA, P. H.. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/ III Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física. 2009. (Outro).. . 0.
      12. LOBO DA COSTA, P. H.. Congresso de Educação Física e Ciência do Desporto de Países de Língua Portuguesa: coordenação de sessão temática sobre Aprendizagem Motora. 2006. (Congresso).. . 0.
      13. LOBO DA COSTA, P. H.. XI Congresso Brasileiro de Biomecânica: membro da comissão científica. 2005. (Congresso).. . 0.
      14. LOBO DA COSTA, P. H.. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR: coordenador de sessão oral. 2005. (Congresso).. . 0.
      15. LOBO DA COSTA, P. H.. Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Fïsica/II Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: 10 anos do Curso de Educação Física da UFSCAR: Presidente do evento. 2004. (Outro).. . 0.
      16. LOBO DA COSTA, P. H.; BARRETO, S. M. G.. Encontro de Coordenadores e Dirigentes de Cursos de Educação Fìsica: coordenadora do evento. 2003. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 20:56:36