1.10 Ativação Musical

Saudações, esta seção foi concebida para atender a uma demanda do curso de Licenciatura em Música da UFSCar ligada à prova específica de música para o Vestibular de 2022. Ressalta-se que esta aba não é algo oficial do vestibular, é apenas um apoio a quem desejar estudar para se preparar melhor para a prova. Ou seja, não existe ligação alguma entre o que posto aqui e o que quem for elaborar as provas veja fazer.

Então vamos lá, seguindo lendo o que está escrito no Edital do Vestibular de 2022.

“A Prova de Habilidades Musicais será composta por atividades práticas cuja realização deverá ser gravada em vídeo”. Atividades:

1. Performance vocal ou instrumental

“Detalhamento: os candidatos deverão enviar um vídeo com uma performance vocal ou instrumental com duração de 2 a 5 minutos. Nesta duração, poderão ser registradas uma ou duas peças de livre escolha executadas somente pelo candidato. Critérios de avaliação: domínio técnico do candidato na voz ou no instrumento; fluência interpretativa; qualidade sonora do timbre (instrumento ou voz); e expressão musical.”

Para estudar para este item recomendo a seguinte páginas do site:

1.1 Leitura musical

1.3 Vídeo-partituras

2. Canto e percussão corporal

Detalhamento: os candidatos terão acesso a um vídeo, elaborado pela Vunesp, contendo a performance de uma canção de domínio público acrescida de padrões rítmicos com palmas, que ficará disponível por um período de 48 horas. A partir deste vídeo, os candidatos deverão gravar e enviar duas versões: na primeira, deverão entoar a mesma canção e reproduzir os mesmos padrões rítmicos das palmas; na segunda, deverão entoar novamente a mesma canção, mas criar outros padrões rítmicos com palmas. Os candidatos, se quiserem, poderão adaptar a tonalidade a suas respectivas tessituras vocais. Critérios de avaliação: correta reprodução do contorno melódico da canção; correta reprodução dos padrões rítmicos presentes no vídeo de referência; criatividade na elaboração dos padrões rítmicos com palmas; compatibilidade entre os novos padrões rítmicos elaborados com as características rítmico-melódicas da canção; fluidez na integração entre canto e palmas.

Para estudar para este item recomendo a seguinte página do site:

1.2 Solfejo

3. Responsividade musical

Detalhamento: os candidatos terão acesso a arquivos de áudio e/ou vídeo nos quais serão dadas instruções para que respondam aos estímulos sonoros ali apresentados. Cada candidato deverá reproduzir estes arquivos em um equipamento/dispositivo e se utilizar de outro equipamento para gravar o vídeo com a sua resposta. As respostas poderão ser: [a] imitações vocais de estímulos vocais (estes rítmicos ou rítmico-melódicos); [b] imitações vocais de estímulos não vocais (estes rítmicos ou rítmico-melódicos); [c] respostas corporais ou vocais imitando estímulos rítmicos (vocais, instrumentais ou corporais); [d] respostas corporais ou vocais abstraindo o aspecto rítmico de estímulos rítmico-melódicos (vocais, instrumentais ou corporais). Critérios de avaliação: manutenção do aspecto melódico e duracional/métrico dos estímulos modelo.

Para estudar para este item recomendo a seguinte página do site:

1.3 Vídeo-partituras

Para além destas páginas indicadas acima, em geral, recomendo o estudo de outras do site:

https://www.servidores.ufscar.br/glauber/aprenda-musica-comigo/