5-Introdução à improvisação no Jazz

Este material é um guia para o estudo da improvisação na linguagem do jazz. Ele objetiva possibilitar ao músico que inicie seus caminhos na área da improvisação de forma sólida e com perspectivas de avanço. Assim, embora ele esteja organizado para um programa de estudos de 15 semanas, o músico deve continuar praticando as ideias e exercícios por vários anos para adquirir fluidez e domínio na arte.

Acesse o site: https://sites.google.com/view/introducaoaimprovisacao

Além de todo o conteúdo do site acima, temos dez vídeos interativos para você estudar o conteúdo de forma mas acompanhada. São os seguintes:

Vídeo interativo 0 Apresentação

Vídeo interativo 1-1.1 Primeiras ideias e preparação do terreno

Vídeo interativo 1.2 Partituras para a improvisação e cifragem de acordes

Vídeo interativo 1.3 Primeiras ideias para o aprendizado da improvisação

Vídeo interativo 1.4 Como as notas combinam com um acorde (de acorde, tensão e evitada)

Vídeo interativo 1.5 Considero ou não o tom na escolha das notas para um acorde?

Vídeo interativo 1.6 Questão terminológica: Tônica ou fundamental

Vídeo interativo 1.7 Considero ou não os acordes na escolha das notas?

Vídeo interativo 1.8 Compreendendo as bases 2, 3, 4 e 5

Vídeo interativo 1.9 Considerando o swing nas colcheias