1.6 Harmonia “popular”

Nesta seção você encontra informações sobre harmonia “popular”. Está entre aspas pois, na verdade não existe uma harmonia popular e outra que não é popular. Harmonia é harmonia. Porém o que se deseja destacar aqui é que a presente seção apresenta informações normalmente referentes ao uso mais comum em música popular, ou seja, acordes cifrados etc.

1.6.a Cifras

Estruturação e Percepção Musical 2 – Curso de Educação Musical – UFSCar | Vídeo aula 4 – Cifras

Texto: prof. Eduardo Fiorussi

Apresentação: Prof. Glauber Santiago

Realização: SEaD, UAB, CAPES

Suplemento teórico ao vídeo:-Significado de símbolos na cifragem
Acordes: A (lá), B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá)
X é uma tríade maior
Xm é uma tríade menor
-Notas adicionais ou alterações na tríade
2 – segunda maior
4 – quarta justa
b5 – quinta diminuta
#5 – quinta aumentada
6 – sexta maior
7 – sétima menor
Maj7 – sétima maior
b9 — nona’ menor
9 – nona maior
#9 – décima menor
11 – décima primeira justa
#11 – décima primeira aumentada
b13 – décima terceira menor
13 – décima terceira maior
Resumindo: 2, 4, 5, 6, 9, 11 e 13 são todas maiores ou justas. 7 é menor
Obs.:

  • (#5) significa quinta aumentada e não que tem um sustenido na quinta do acorde.
  • b9 significa nona menor e não que tem um bemol na nona do acorde.
  • Use Xdim ou X° para as tríades diminutas e Xdim7 ou X°7 para as tétrades diminutas.

1.6.b Exercícios com as notas das tétrades

-Identificação das notas das tétrades de dó maior, ré maior e sib maior.

Estruturação e Percepção Musical 2 – Curso de Educação Musical – UFSCar | Prof. Glauber Santiago | Vídeo aula 8 (Vídeo Exercício 3)
O vídeo trabalha a identificação das notas das tétrades de dó maior, ré maior e sib maior.

Suplemento teórico ao vídeo
Tétrades diatônicas de dó maior
IMa7 → CMaj7 (dó, mi, sol, si)
IIm7 → Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IIIm7 → Em7 (mi, sol, si, ré)
IVMa7 → FMaj7 (fá, lá, dó, mi)
V7 → G7 (sol, si, ré, fá)
VIm7 → Am7 (lá, dó, mi, sol)
VIIm7(b5) → Bm7(b5) (si, ré, fá, lá)

Tétrades diatônicas de ré maior
IMa7 → DMaj7 (ré, fá#, lá, dó#)
IIm7 → Em7 (mi, sol, si, ré)
IIIm7 → F#m7 (fá#, lá, dó#, mi)
IVMa7 → GMaj7 (sol, si, ré, fá#)
V7 → A7 (lá, dó#, mi, sol)
VIm7 → Bm7 (si, ré, fá#, lá)
VIIm7(b5) → C#m7(b5) (dó#, mi, sol, si)

Tétrades diatônicas de sib maior
IMa7 → BbMaj7 (sib, ré, fá, lá)
IIm7 → Cm7 (dó, mib, sol, sib)
IIIm7 → Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IVMa7 → EbMaj7 (mib, sol, sib, ré)
V7 → F7 (fá, lá, dó, mib)
VIm7 → Gm7 (sol, sib, ré, fá)
VIIm7(b5) → Am7(b5) (lá, dó, mib, sol)


-Identificação das notas de acordes cifrados variados

Vídeo aula 6 (Vídeo Exercício 4)

O vídeo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados.

-Identificação das notas de acordes cifrados variados mais complexos

Vídeo aula 8 (Vídeo Exercício 6)
O vídeo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados mais complexos.

 

 

1.6.c Tríades e Tétrades no campo harmônico maior

Estruturação e Percepção Musical 2 – Curso de Educação Musical – UFSCar | Prof. Glauber Santiago | SEaD, UAB, CAPES | Vídeo aula 5 (Vídeo Exercício 1)
O vídeo trabalha as Tríades e Tétrades no campo harmônico maior.

 

1.6.d Os V7 secundários em dó maior, fá maior, sol maior, dó menor, mi menor e ré menor

Estruturação e Percepção Musical 2 – Curso de Educação Musical – UFSCar | Prof. Glauber Santiago | Vídeo aula 6 (Vídeo Exercício 1)
O vídeo trabalha os V7 secundários em dó maior, fá maior, sol maior, dó menor, mi menor e ré menor.


Suplemento teórico ao vídeo
Dominantes secundárias tipo V7 para acordes

-Indicações gerais para o campo harmônico diatônico maior:

V7/IIm7 é o VI7 que prepara o acorde do II grau
V7/IIIm7 é o VII7 que prepara o acorde do III grau
V7/IVMa7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/VIm7 é o III7 que prepara o acorde do VI grau
Obs.:
a) Para o IMa7 não há dominante secundária pois o seu V7 seria a dominante como função principal e não secundária na tonalidade.
b) Para o VIIm7(b5) não há dominante secundária pois não se usa preparar com dominantes secundárias acordes com quinta diminuta. Muitas vezes, neste caso se utiliza como substituição desta preparação o acorde V7 uma quarta aumentada abaixo do VII em questão.

V7 secundários no campo harmônico diatônico de dó maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

-V7 secundários no campo harmônico diatônico de fá maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

-V7 secundários no campo harmônico diatônico de sol maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

-Indicações gerais para o campo harmônico menor:
V7/bIIMaj7 é o bVI7 que prepara o acorde do bII
V7/bIIIMaj7 é o bVII7 que prepara o acorde do bIII
V7/IVm7 ou IV7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/bVIMaj7 é o bIII7 que prepara o acorde do bVI
V7/bVIIMaj7 é o F7 que prepara o acorde do bVI

-V7 secundários no campo harmônico de dó menor
Ab7/DbMaj7
Bb7/EbMaj7
C7/Fm7 ou F7
D7/G7
Eb7/AbMaj7
F7/Bb7

-V7 secundários no campo harmônico de mi menor
C7/FMaj7
D7/GMaj7
E7/Am7 ou A7
F#7/B7
G7/CMaj7
A7/D7

-V7 secundários no campo harmônico de ré menor
Bb7/EbMaj7
C7/FMaj7
D7/Gm7 ou G7
E7/A7
F7/BbMaj7
G7/C7