1.5 Harmonia Tradicional

Nesta seção você encontra materiais (ebook, áudios e vídeos) para o aprendizado da harmonia tradicional que é, especialmente, utilizada para a escrita coral e orquestral. Bom estudo!

1.5a Livro completo (inclui áudio) – Introdução à Harmonia Tradicional

Baixe o PDF aqui: Livro_Glauber_Introducao_a_Harmonia_Tradicional

Baixe as amostra de áudio todas de uma vez aqui: Audios_Introducao_a_Harmonia_Tradicional_Mp3

Ouça cada amostra de áudio:

1.5b Visualização de acordes

8:42 Maximinivídeo – Treinamento: Visualização de acordes em na escrita a 4 vozes em dó maior

8:08 Maximinivídeo – Treinamento: Visualização de acordes na escrita a 4 vozes em vários tons maiores

1.5c Tessitura das vozes

Maximinivídeo: Tessituras das vozes soprano, contralto, tenor e baixo. Esta é uma referência para a escrita a 4 vozes no estudo da Harmonia Tradicional. Prof. Glauber Santiago
Referência para tessituras indicadas. SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Tradução de Eduardo Seincman — São Paulo: Via Lettera, 2001.

5:12 Maximinivídeo: Tessituras das vozes soprano, contralto, tenor e baixo

8:56 Maximinivídeo: Verificação da tessitura das vozes em peça com tonalidade modificada para cima
 

8:35 Maximinivídeo: Verificação da tessitura das vozes em peça com tonalidade modificada para baixo

1.5d Movimento relativo entre vozes

3:55 Maximinivídeo – Treinamento da visualização do movimento entre as vozes – Parte 1

 

5:02 Maximinivídeo – Treinamento da visualização do movimento entre as vozes – Parte 2

1.5e Cruzamento de vozes

8:07 Maximinivideo: Cruzamento de Vozes

1.5f Sobreposição de vozes

8:45 Maximinivideo: Sobreposição de Vozes. Parte 1

3:11 Maximinivideo: Sobreposição de Vozes. Parte 2

1.5g Encadeamento de acordes

-Explanação inicial sobre encadeamentos de tríades em estado fundamental com notas comuns.

8:50 Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns. Parte 1

10:02 Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns. Parte 2

-Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns e sem a utilização da tríade do sétimo grau.

Exemplos iniciais em Dó maior

 

7:41 Maximinivídeo: Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior. Parte 1

 

9:19 Maximinivídeo: Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior. Parte 2

9:55 Maximinivídeo: Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior. Parte 3


-Encadeamento de tríades consonantes no estado fundamental e na primeira inversão, com notas comuns.

9:21  Maximinivídeo: Encadeamentos no estado fundamental e na 1ª inversão – Parte 1
 
  9:03 Maximinivídeo: Encadeamentos no estado fundamental e na 1ª inversão – Parte 2
Errata: No caso 9 eu me confundi e troquei o VI pelo III, então, considerem no caso 9 III6 no lugar de VI6.