Contexto e Ação

Coleção de Ciências Humanas 2021

A coleção é composta por 6 volumes autocontidos, que podem ser trabalhados em diferentes arranjos ao longo do Ensino Médio. •Os volumes não possuem ordenação pré-estabelecida, visto que o conteúdo de cada um não é pré-requisito para os demais. Desse modo, os volumes não devem, no material de divulgação, apresentar numeração que indique uma ordem de utilização. •Cada volume é organizado em 6 capítulos. A Abertura e o Cenário de cada capítulo apresentam um panorama dos assuntos que serão abordados, além de trazerem questionamentos que se articulam à vida dos estudantes, buscando, desde o início, demonstrar que os conteúdos curriculares que se seguem serão trabalhados de forma significativa e contextualizada. •Em seguida, o capítulo se estrutura em Parte 1 – Conexões, segmentada em quatro Temas, que trazem conteúdos teóricos próprios das Ciências Humanas; e Parte 2 – Imersão, que, por meio da aprendizagem baseada em projetos, mobiliza o conhecimento obtido e a vivência dos estudantes de forma interdisciplinar para a resolução de uma questão mobilizadora e o desenvolvimento de um produto final. Cada projeto propõe a utilização de diferentes técnicas e metodologias de pesquisa em Ciências Humanas, o que auxiliará os estudantes a conhecerem e se familiarizarem com a pesquisa científica e a desenvolverem o espírito investigativo. •Ao final de cada projeto, em Nosso percurso até aqui, os estudantes são orientados a fazer uma Autoavaliação de sua atuação e de seu desenvolvimento. •Com o suporte de conteúdo multimodal e textos de autores consagrados, são propostas atividades de consolidação e aprofundamento do conhecimento nas seções Explorando e Reflexões. •A seção Ampliando trabalho de modo integrado a outras áreas do conhecimento, explicitando a conexão entre elas e as Ciências Humanas. •A seção Aprimorando o conhecimento traz atividades do Enem e de vestibulares para que os estudantes possam se preparar para essa etapa da vida acadêmica.”

Acesse o volume 1 aqui