Sobre a obra:
Informações Livro
Esta obra apresenta uma estrutura clássica, organizada e aprofundada, com excelente fundamentação teórica e boa dose de contextualização. Utiliza de código de cores para identificar núcleos temáticos, o que permite ao professor planejar sua aula de diversas maneiras.
Acesse aqui a obra gratuitamente
Veja uma entrevista sobre a nova edição do livro:
Também publicado em 2013, na versão para o mercado, e em 2014, em versão para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), e atualmente na segunda edição (PNLD 2018), esse livro é uma tentativa de renovar os modelos para os livros didáticos. Publicado pela Editora Ática, foi aprovado no PNLD 2015-2017, e o parecer destaca:
“O livro é inovador em sua abordagem das ciências sociais no ensino médio, na medida em que opta por apresentar as temáticas organizadas em torno da antropologia cultural, da sociologia e da ciência política, cada qual apresentada separadamente em uma unidade. Essa característica faz com que os conteúdos estejam organizados em uma sequência que favorece a compreensão do amplo repertório de temas, conceitos e teorias produzidos no campo das ciências sociais, tanto internacionalmente, como no Brasil.”
O projeto original do livro foi desenvolvido por mim, e a realização do projeto contou com a ajuda de dois grandes cientistas sociais, Henrique Amorim (Professor da Unifesp) e Celso Barros (Banco Central).
Destaques da obra
– O que torna a obra única é a oferta equilibrada de conhecimento das três áreas das Ciências Sociais e o rigor conceitual, dividida nos 3 pilares exigidas pelo MEC: Antropologia, Sociologia e Politica.
– As unidades estão divididas em cores distintas e os núcleos temáticos de cada unidade são sinalizados no SUMÁRIO por pequenas bandeirolas coloridas: verde-amarelo para o núcleo “nacional” e rosa para o núcleo contemporâneo.(explicação no manual)
– Mistura pensadores antigos com pensadores da atualidades, aproximando a filosofia do aluno.
– Desenvolve uma “imaginação sociológica”, isto é, um pensamento crítico sobre o mundo, e a capacidade de duvidar, questionar e buscar respostas para as próprias dúvidas.
– Apresenta um problema social e usa a sociologia para pensar sobre o problema, instrumentalizando o aluno.
– Uso recorrente de boxes que auxiliam o professor a produzir uma integração entre o cotidiano dos estudantes e a teoria, além de servirem como atividades ao longo das aulas, produzindo oportunidades para discussão e avaliação do aprendizado. (Você já pensou nisto?)
Enem/Vestibulares
– Questões de Enem e vestibulares- Subseção da seção Concluindo, no final de cada unidade.
Manual do Professor
– Sugestão de planejamento do curso de diferentes maneiras: O professor pode optar por um curso que siga o arco disciplinar proposto (seguindo a ordem das unidades), pode preferir um curso com um arco temático (dedicando-se aos clássicos, contemporâneos e às Ciências Sociais no Brasil), ou ainda combinar as duas opções, seguindo cada arco temático numa sequência disciplinar (primeiro os três primeiros capítulos de cada unidade; em seguida, os quartos capítulos; e, por último, os capítulos finais).
– Oferece embasamento teórico adicional, capítulo por capítulo e tópico por tópico, o que pode auxiliar o professor que se especializou em uma das três áreas das Ciências Sociais e precisa de algum suporte nas demais ou, principalmente, o professor que não tem formação específica na área.
– Oferece exercícios extras, de teor mais abstrato, que podem ser utilizados conforme o andamento do curso e interesse dos alunos.
– Apresenta links ativos para artigos acadêmicos sobre o tema de cada capítulo, oferecendo ao professor uma maneira de se aprofundar em algum tema específico.
Capítulos:
- Sociologia – Introdução | O que é a sociedade?
- Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 1 – Evolucionismo e diferença
- Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 2 – Padrões; normas e cultura
- Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 3 – Outras formas de pensar a diferença
- Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 4 – Antropologia brasileira
- Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 5 – Temas contemporâneos de Antropologia
- Sociologia – Unidade 1 – Concluindo
- Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 10 – Temas contemporâneos de Sociologia
- Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 6 – Pensando a sociedade
- Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 7 – Mundos do trabalho
- Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 8 – Classe e estratificação social
- Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 9 – Sociologia brasileira
- Sociologia – Unidade 2 – Concluindo
- Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 11 – Política; poder e Estado
- Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 12 – Globalização e política
- Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 13 – A sociedade diante do Estado
- Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 14 – A política no Brasil
- Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 15 – Temas contemporâneos da Ciência política
- Sociologia – Unidade 3 – Concluindo