Sociologia Hoje

Sobre a obra:

Informações Livro

Esta obra apresenta uma estrutura clássica, organizada e aprofundada, com excelente fundamentação teórica e boa dose de contextualização. Utiliza de código de cores para identificar núcleos temáticos, o que permite ao professor planejar sua aula de diversas maneiras.

Acesse aqui a obra gratuitamente

Destaques da obra

– O que torna a obra única é a oferta equilibrada de conhecimento das três áreas das Ciências Sociais e o rigor conceitual, dividida nos 3 pilares exigidas pelo MEC: Antropologia, Sociologia e Politica.

– As unidades estão divididas em cores distintas e os núcleos temáticos de cada unidade são sinalizados no SUMÁRIO por pequenas bandeirolas coloridas: verde-amarelo para o núcleo “nacional” e rosa para o núcleo contemporâneo.(explicação no manual)

– Mistura pensadores antigos com pensadores da atualidades, aproximando a filosofia do aluno.

– Desenvolve uma “imaginação sociológica”, isto é, um pensamento crítico sobre o mundo, e a capacidade de duvidar, questionar e buscar respostas para as próprias dúvidas.

– Apresenta um problema social e usa a sociologia para pensar sobre o problema, instrumentalizando o aluno.

– Uso recorrente de boxes que auxiliam o professor a produzir uma integração entre o cotidiano dos estudantes e a teoria, além de servirem como atividades ao longo das aulas, produzindo oportunidades para discussão e avaliação do aprendizado. (Você já pensou nisto?)

Enem/Vestibulares

– Questões de Enem e vestibulares- Subseção da seção Concluindo, no final de cada unidade.

Manual do Professor

– Sugestão de planejamento do curso de diferentes maneiras: O professor pode optar por um curso que siga o arco disciplinar proposto (seguindo a ordem das unidades), pode preferir um curso com um arco temático (dedicando-se aos clássicos, contemporâneos e às Ciências Sociais no Brasil), ou ainda combinar as duas opções, seguindo cada arco temático numa sequência disciplinar (primeiro os três primeiros capítulos de cada unidade; em seguida, os quartos capítulos; e, por último, os capítulos finais).

– Oferece embasamento teórico adicional, capítulo por capítulo e tópico por tópico, o que pode auxiliar o professor que se especializou em uma das três áreas das Ciências Sociais e precisa de algum suporte nas demais ou, principalmente, o professor que não tem formação específica na área.

– Oferece exercícios extras, de teor mais abstrato, que podem ser utilizados conforme o andamento do curso e interesse dos alunos.

– Apresenta links ativos para artigos acadêmicos sobre o tema de cada capítulo, oferecendo ao professor uma maneira de se aprofundar em algum tema específico.

Capítulos:

  • Sociologia – Introdução | O que é a sociedade?
  • Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 1 – Evolucionismo e diferença
  • Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 2 – Padrões; normas e cultura
  • Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 3 – Outras formas de pensar a diferença
  • Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 4 – Antropologia brasileira
  • Sociologia – Unidade 1 – Capítulo 5 – Temas contemporâneos de Antropologia
  • Sociologia – Unidade 1 – Concluindo
  • Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 10 – Temas contemporâneos de Sociologia
  • Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 6 – Pensando a sociedade
  • Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 7 – Mundos do trabalho
  • Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 8 – Classe e estratificação social
  • Sociologia – Unidade 2 – Capítulo 9 – Sociologia brasileira
  • Sociologia – Unidade 2 – Concluindo
  • Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 11 – Política; poder e Estado
  • Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 12 – Globalização e política
  • Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 13 – A sociedade diante do Estado
  • Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 14 – A política no Brasil
  • Sociologia – Unidade 3 – Capítulo 15 – Temas contemporâneos da Ciência política
  • Sociologia – Unidade 3 – Concluindo

Veja uma entrevista sobre a nova edição do livro:

 

 

Também publicado em 2013, na versão para o mercado, e em 2014, em versão para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), e atualmente na segunda edição (PNLD 2018), esse livro é uma tentativa de renovar os modelos para os livros didáticos. Publicado pela Editora Ática, foi aprovado no PNLD 2015-2017, e o parecer destaca:

O livro é inovador em sua abordagem das ciências sociais no ensino médio, na medida em que opta por apresentar as temáticas organizadas em torno da antropologia cultural, da sociologia e da ciência política, cada qual apresentada separadamente em uma unidade. Essa característica faz com que os conteúdos estejam organizados em uma sequência que favorece a compreensão do amplo repertório de temas, conceitos e teorias produzidos no campo das ciências sociais, tanto internacionalmente, como no Brasil.”

O projeto original do livro foi desenvolvido por mim, e a realização do projeto contou com a ajuda de dois grandes cientistas sociais, Henrique Amorim (Professor da Unifesp) e Celso Barros (Banco Central).