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Programa de curso

 

Programa de curso. Introdução à antropologia. 1º semestre de 2020

Prof. Igor José de Renó Machado.

 

Ementa:

O novo mundo, o “homem selvagem” e o discurso sobre a diferença. O problema do etnocentrismo e do colonialismo. A versão disciplinar das “sociedades primitivas”: evolucionismo, antropologia vitoriana e a controvérsia difusionista. A antropologia cultural norte-americana e a noção de relativismo. O empiricismo britânico e a profissionalização do trabalho de campo.

 

Unidade 1. A diferença e antropologia.

A primeira parte do curso é feita de 4 aulas expositivas de 1, 5 h cada. Após a aula os alunos deverão produzir um texto em grupo sobre o que foi discutido. Os quatro textos produzidos deverão ser transformados num texto único a ser apresentado como forma de avaliação.

Aula 1)

Apresentação do curso

Aula 2)

Thomas Hylland Eriksen e Finn Sivert Nielsen. História da Antropologia. Vozes: Petrópolis, 2007. Cap 1.

Barnard, Alan. History and theory in anthropology. Cambridge University Press, 2000. (Cap. 2)

Kuklick, Henrika (Ed.). New History of Anthropology. John Wiley & Sons, 2009. (Cap 1)

Aula 3)

Jean de Léry Viagem à Terra do Brasil. São Paulo: Martins, 1941 e no livro de Hans Staden.

M.Montaigne (1533-1592) “Dos Canibais” in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

Jean Jacques Rousseau – “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1982 (ler todo o texto do discurso – prefácio, parte 1 e 2)

Filme: A missão, 1492

Aula 4)

Laura de Mello e Souza – O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia da Letras, 1986. (ler o Capítulo 1)

T.Todorov – A Conquista da América – A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983. (ler apenas o capítulo II)

Aula 5)

Florestan Fernandes, A função social da guerra na sociedade Tupinambá (2a ed. São Paulo, Pioneira, EDUSP, 1970): Capítulos: “Introdução”, “O Significado e Função dos Ritos de ‘destruição’ dos Inimigos” e “Conclusões” (pp.350-373)

Manuela C. da Cunha e Eduardo Viveiros de Castros, “Vingança e temporalidade: os Tupinambás”, Anuário Antropológico 85, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1986, pp.57-78.

Aula 6)

avaliação: prova

 

Unidade 2. Evolução, difusão e colonialismo.

São duas aulas teóricas de 1,5 h e duas aulas práticas sobre o tema (respondendo um roteiro de leitura apresentado pelo professor). Ao final, teremos uma avaliação a partir dos dois roteiros de leitura e da arguição oral dos grupos.

Aula 7) Aula teórica

Celso Castro. “Apresentação”, In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Aula 8) Aula prática (produção de texto)

Roteiro de leitura para responder em grupo (1ª parte da nota)

Morgan, Lewis Henry. “A sociedade antiga”. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005; Morgan, Lewis Henry. A sociedade primitiva. Lisboa: Editorial Presença. (p 7-59)

Tylor, Edwards B. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;

Frazer, James G. In Castro, Celso (org.). Evolucionismo Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005;

Aula 9) Aula teórica

Difusionismo (texto inglês + dicionários)

Aula 10) Aula prática (produção de texto)

(Roteiro de leitura para responder em grupo 2ª parte da nota)

Rivers, W. H. “A análise etnológica da cultura”; “O desaparecimento das artes úteis”; “Sobrevivência em Sociologia” In Cardoso de Oliveira, Roberto (Org.). A antropologia de Rivers. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

Linton, Ralph. “Descoberta e invenção”; “difusão” in O Homem: uma introdução à antropologia. Martins: São Paulo, 1971 (8ª edição)

 

Aula 11) Entrega dos dois roteiros transformados num trabalho sobre evolucionismo e difusionismo. Cada grupo deve entregar o trabalho e expor ao professor (arguição oral coletiva do grupo).

 

Unidade 3. Cultura, relativismo e trabalho de campo

Duas aulas teóricas de 1,5 h e uma aula prática para desenvolver uma análise crítica sobre o tema “cultura, diversidade e culturalismo”.

Aula 12) Aula teórica

Castro, Celso. “Apresentação” In Castro, Celso (org.). Franz Boas, Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

Stocking, G. W. Jr. “Os pressupostos básicos da antropologia de Boas”. In Franz Boas: A formação da antropologia americana 1883 – 1911. Rio de Janeiro: Contraponto e editora UFRJ, 2004

Boas, F. “As limitações do método comparativo da antropologia”; Os métodos da etnologia e Alguns problemas da metodologia nas ciências sociais”; “Raça e Progresso e Os objetivos da pesquisa antropológica”. In Castro, Celso (org.). Franz Boas, Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

Stocking, G. W. Jr. (org.). “Parte I: as premissas da antropologia de Boas”. In Franz Boas: A formação da antropologia americana 1883 – 1911. Rio de Janeiro: Contraponto e editora UFRJ, 2004. (p. 39-80)

Stocking, G. W. Jr. (org.). “Parte II: Pontos de vista antropológicos básicos”. In Franz Boas: A formação da antropologia americana 1883 – 1911. Rio de Janeiro: Contraponto e editora UFRJ, 2004. (p. 81-109)

Aula 13) Aula teórica

Kuper, Adam. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru: Edusc, 2002, cap 2.

Ruth Benedict. O crisântemo e a espada. 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 1997. Caps. 1,2 e 13.

Aula 14) Aula prática

Trabalho para fazer em sala da aula como última avaliação do semestre.

Aula 15)

Prova substitutiva.

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