Livros

2014

Em 2014 publiquei, finalmente, uma coletânea com os resultados do meu projeto sobre migração e parentesco em Governador Valadares, financiado pela FAPESP e CNPq. O livro é o resultado de vários trabalhos de campo realizados pelos participantes do projeto, que aparecem como co-autores em vários dos capítulos. O livro foi publicado como um dos E-books da coleção ABA Ebooks, na administração de Carmen Rial. É um prazer ver o livro publicado, pois ele apresenta o resultado do esforço de muita gente bacana que passou pelo LEM, alguns ainda por aqui.

Clique aqui para acessa-lo.

2013/2014

Também publicado em 2013, na versão para o mercado, e em 2014, em versão para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), esse livro é uma tentativa de renovar os modelos para os livros didáticos. Foi aprovado no PNLD 2015-2017, e o parecer destaca:

O livro é inovador em sua abordagem das ciências sociais no ensino médio, na medida em que opta por apresentar as temáticas organizadas em torno da antropologia cultural, da sociologia e da ciência política, cada qual apresentada separadamente em uma unidade. Essa característica faz com que os conteúdos estejam organizados em uma sequência que favorece a compreensão do amplo repertório de temas, conceitos e teorias produzidos no campo das ciências sociais, tanto internacionalmente, como no Brasil.”

O projeto original do livro foi desenvolvido por mim, e a realização do projeto contou com a ajuda de dois grandes cientistas sociais, Henrique Amorim (Professor da Unifesp) e Celso Barros (Banco Central).

veja aqui um preview da obra

2013

Publicado em 2013, o livro “Antropologia de Schneider: pequena introdução” é uma contribuição para o entendimento tanto da obra como da recepção do trabalho de Schneider, uma espécie de fantasma pairando sobre parte da produção antropológica relevante hoje em dia (com ecos nos trabalhos de Roy Wagner, Marilyn Strathern, Eduardo Viveiros de Castro, entre outros). O livro deriva do curso “Parentesco Pós-Schneider”, oferecido no PPGAS-UFSCar”.

2011

Publicado em 2011, Japonesidades multiplicadas é um tributo ao melhor do pensamento acadêmico. Os capítulos são escritos por um grupo de pesquisadores que pensam “fora do esquadro”, dispostos a aceitar riscos intelectuais. O livro mostra como cada geração, com uma abordagem arrojada, com ferramentas teóricas, método e evidência, pode levar as pesquisas a novas direções. O subtítulo novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil coloca em primeiro plano trabalhos estimulantes e criativos sobre a etnicidade no Brasil. Japonesidades multiplicadas: novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil faz uma contribuição crítica aos Novos Estudos Étnicos da América Latina. Os capítulos não estão apenas repletos com novas informações, mas são também aparatos teóricos e metodológicos que podem ser aplicados amplamente aos estudos de etnicidade.

Clique aqui para ler a apresentação de Jeffrey Lesser e a introdução de Igor Machado

mais informações aqui

2009

Publiquei o livro “Cárcere Público: processos de exotização entre brasileiros no Porto”, pela editora do ICS de Lisboa (Imprensa de Ciências Sociais), em junho de 2009. Ele é uma versão da minha tese de doutorado, defendida em 2003, na UNICAMP.

O livro trata da imigração brasileira no Porto a partir de uma perspectiva sofisticada e amplamente crítica. Entrelaçando um conjunto articulado de conceitos como “jogo da centralidade”, “subordinação activa” e “identidade-para-o-mercado”, o autor procura reflectir a respeito de uma experiência marcada pela intensidade dos estereótipos portugueses sobre os brasileiros. A análise expõe uma dinâmica intensa da relação entre esses estereótipos e a produção de identidades brasileiras no Porto, que dá nome ao livro: o processo de exotização. Esse processo ilustra como os estereótipos são articulados pelos brasileiros e em que medida passam a integrar visões de mundo e estruturar relações políticas entre a população migrante.

Imprensa de Ciências Sociais (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)

Data de Publicação: 01-06-2009
Nº de Páginas:
256
ISBN:
978-972-671-244-2

Clique aqui para comprar (importar) ou solicite um exemplar ao autor (igor@ufscar.br) (fica mais barato…)